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O que seu corpo precisa: menos escala e mais amor

Todas as pessoas precisam se sentir valorizadas e amadas , porque o amor nos torna humanos. E, graças ao primeiro amor incondicional que nossos pais nos deram, somos capazes de amar a nós mesmos e sempre nos sentimos valiosos, apesar das flutuações da vida.

Mas quando esse senso de valor está muito focado em um aspecto limitado da vida, quando baseamos nosso valor no aspecto físico , ele é muito mais vulnerável.

A OBSESSÃO PELO PESO: FALTA DE AUTO-ESTIMA?

Em um mundo líquido e incontrolável, muitas pessoas usam seu corpo como um gráfico de salvação: “É usado para cobrir angústias psíquicas que não são fáceis de resolver, o que causa inquietação”, explica a psicóloga e psicanalista Isabel Menéndez.

Tem a ver com o relacionamento que temos com os outros, com o que sentimos. Todos esses aspectos psíquicos são muito mais difusos e incontroláveis ​​do que os aspectos físicos. É mais fácil pensar que podemos controlar o peso corporal do que o mundo emocional.

A obsessão por perder peso também esconde um problema de auto-estima . Como somos seres sociais, a baixa auto-estima nos leva a ficar angustiados com o que os outros pensam e sentem sobre nós.

AS ARMADILHAS DA AUTOCRÍTICA

“Como seres humanos, somos dotados da capacidade de refletir, de nos observar enquanto agimos. Temos a oportunidade de nos analisar e, portanto, nos transformar e melhorar”, explica Christophe André, psiquiatra e psicoterapeuta.

O problema surge quando usamos essa capacidade de nos criticar e subestimar ; tornar a vida impossível e desconfortável. Temos medo de rejeição, em vez de provocar aceitação. Tememos o fracasso em vez de buscar o sucesso, conclui André.

A FAMÍLIA NOS MARCA

Os contatos que mantemos com os outros dependem da imagem que temos do nosso corpo . É por isso que é tão fácil cair na armadilha da magreza e das dietas.

“É o relacionamento emocional dos pais com seus filhos que constitui fundamentalmente essa imagem, que será a base sobre a qual a evolução psíquica da pessoa será baseada e da qual dependerá o grau de aceitação que eles têm de seu corpo”, diz ele. Menendez

Esse relacionamento com os pais é muito importante porque, quando crescemos, outras esferas sociais influenciam fortemente: escola, amigos, comentários, televisão, revistas com modelos “sem curvas”, moda projetada para ser exibida em manequins de plástico …

APRENDER A AMAR VOCÊ É A CHAVE

Se esses quilos extras nos incomodam, podemos ter alguns gramas de auto-estima. Essas diretrizes ajudarão você a ver seu corpo de outra perspectiva :

1. RECONHEÇA SUAS INSEGURANÇAS

“Em vez de nos expressar e dizer o que acontece conosco, cobrimos a boca com comida. Porque ela se acalma de maneira muito primária, como a primeira comida da mãe”, diz Isabel Menéndez. Portanto, reconhecer nossas inseguranças é o primeiro passo para não “usar” alimentos como cobertura para outros conflitos.

2. EXPRESSE O QUE VOCÊ SENTE

Para despertar o amor nos outros, acreditamos que devemos ser diferentes . Damos uma importância exagerada às imperfeições, rugas, quilos … E fantasiamos que, se tivéssemos concordado com um ideal externo, teríamos recebido o amor desejado, explica a psicoterapeuta Laura Gutman.

Mas, em vez de focar a atenção no que acreditamos que nosso corpo deixou ou falta, o que é realmente amoroso é focar no que temos e podemos capacitar.

3. CRIE SUA IDENTIDADE

Especialmente nas mulheres pesam muitas pressões . Isabel Menéndez acredita que o feminino é desvalorizado da moda, cinema ou indústria, mostrando corpos extremamente finos, sem curvas. Isso significa ir contra a feminilidade e arrebatar as mulheres o poder de criar sua identidade feminina.

“Valorizamos muito o ideal de ser magro. Mas as curvas são ótimas. Temos que pensar e amar um ao outro de outra maneira ” , conclui esse psicólogo.

EXERCÍCIO PARA AUMENTAR SUA AUTO-ESTIMA

Essa prática ajuda você a se reconectar com sua essência . Consiste em treinar sua mente para criar um espaço de paz onde você possa trabalhar sua auto-estima. Dizemos passo a passo:

  1. Coloque a seguinte pergunta em sua mente: “qual será meu próximo pensamento?” Espere e espere até que esse novo pensamento apareça.
  2. Você precisa colocar sua mente naquele “modo de espera”, naquele momento em que não está pensando em nada, mas apenas esperando por um novo pensamento. Pratique várias vezes até que esse momento se torne mais amplo e seja fácil para você ficar lá por um tempo inacreditável.
  3. Quando você pratica um pouco, sente-se em um lugar calmo e lembre-se da pergunta: “por que não amo meu corpo?”, “Por que tenho medo de interagir com outras pessoas ou com essa pessoa”, ” o que esconde meu desejo de ser magro? “… Ou qualquer outro tópico que o aflige e faça com que você coma demais ou se preocupe demais com sua imagem. Deve ser apenas uma pergunta, não várias.
  4. Quando você fizer sua pergunta silenciosamente, pense no “modo de espera” que você aprendeu antes. Se você vagar, relance sua pergunta e procure novamente esse espaço especial de calma.
  5. As respostas chegarão a você intuitivamente durante os dias seguintes.

Ideias tiradas pelo: Portal de saúde e bem estar botequim informal

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